quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Diferente tipos de livros

Quando vamos comprar um livro nos deparamos com muitas opções... como sempre tive dúvida (pasmem) sobre o que era chick lit ao pé da letra, resolvi pesquisar sobre os estilos e compartilhar com vocês. Vamos lá....
Romance

1) Termo inglês para as línguas novi-latinas, do latim medieval romanice, ‘na língua românica’.
O Romance é um gênero da literatura. Herdeiro da epopéia, é tipicamente um gênero do modo narrativo, assim como a novela e o conto.
A diferença entre romance e novela não é clara, mas costuma-se definir que no romance há um paralelo de várias ações, enquanto na novela há uma concatenação de ações individualizadas. No romance uma personagem pode surgir em meio a história e desaparecer depois de cumprir sua função. Outra distinção importante é que no romance o final é um enfraquecimento de uma combinação e ligação de elementos heterogêneos, não o clímax.
Há de notar que o romance tornou-se gênero preferencial a partir do Romantismo, por isso ficando o termo romance associado a estes. Entretanto o realismo teria no romance sua base fundamental, pois apenas este permitia a minúcia descritiva, que exporia os problemas sociais.
No dicionário

1. Narração histórica em versos simples.
2. Língua ou conjunto de línguas derivadas do latim.
3. Narração em prosa, de aventuras imaginárias, ou reproduzidas da realidade, combinadas de modo a interessarem o leitor.
4. Fantasia.
5. Novela, conto.
6. Românico.
Alguns estilos
Chick lit

A Chick Lit - aquela literatura light em que as personagens são normalmente mulheres solteiras, urbanas e com estilo, cujas preocupações são o emprego e descobrir o seu príncipe encantado.

créditos:
http://www.ciberescritas.com/?p=164

Chick-Lit é a literatura voltada para o sexo feminino, vulgarmente chamada de "Literatura de Mulherzinha". A despeito de todas as criticas, Chick-Lits são romances leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna, independente, culta e audaciosa.

créditos: http://lostinchicklit.blogspot.com/2009/01/o-que-e-chick-lit.html


Romance Histórico


O romance histórico é um tipo de romance que mistura história e ficção, reconstruindo ficticiamente acontecimentos, costumes e personagens históricos.

créditos: http://pt.wikipedia.org/wiki/Romance_hist%C3%B3rico

histórico
1. Da história ou a ela relativo.
2. Mencionado pela história.
3. Que recorda algum facto histórico.
4. Relativo ao tempo posterior à formação das sociedades.
5. Verdadeiro, real; que existiu; que não é da ficção.

Romance Contemporâneo

Romances atuais. Que passam nos dias de hoje;

contemporâneo (latim contemporaneus, -a, um)

1. Que é do mesmo tempo.
2. Que é do tempo atual.
3. Homem do mesmo tempo ou dos tempos de hoje.

0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...