sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cotoco – John Van de Ruit

COTOCO_1279559727P

Cotoco

O diário (perversamente) engraçado de um garoto de 13 anos

Editora Intrínseca

Sinopse

África do Sul, 1990.

Dois grandes eventos estão prestes a acontecer: a libertação de Nelson Mandela e, o que para o garoto John Milton é ainda mais importante, o início das aulas no internato.

Cercado por pais no mínimo lunáticos, uma avó gagá e colegas de dormitório para lá de estranhos (com apelidos do tipo Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido), John (que graças a suas partes íntimas pouco desenvolvidas é debochadamente apelidado de Cotoco) faz o que pode para se adaptar - e tudo indica que não será fácil.

Munido apenas da própria perspicácia e de um diário, Cotoco vive uma série de situações bizarras e divertidas: de mergulhos proibidos no meio da madrugada a acirrados campeonatos de críquete, passando pela caça ao fantasma de um professor e por catastróficas férias em família. E é nas páginas de seu diário que acompanhamos o peculiar - e sobretudo engraçadíssimo - funcionamento da mente de um garoto de 13 anos ao descobrir a vida, a amizade... e a pluralidade da fauna humana.

Fiquei muito curiosa sobre ele quando li a sinopse. Já tinha ouvido falar muito bem desse livro e precisava tirar minhas próprias conclusões. Realmente o livro é muito bom. MUITO BOM MESMO. Existem momentos impagáveis.

Imaginem a situação de um garoto de 13 anos vivenciando as coisas boas e não tão boas da vida. Aliado ao fato de que na adolescência tudo é muito mais intenso.

Cotoco passa por muitos ditos “clichês” de adolescentes. Pais que o envergonham, primeiro amor, apelidos (não só para si próprio, também para partes de seu corpo…).

Imagine tudo isso descrito em minúcias no seu diário. Citações como “ um casulo de bicho da seda nanico e anoréxico”.

Não tem como você não se encantar com Cotoco. Uma diversão fora de serie esse livro. Se prepare para rir. Muito.

Cotoco já teve seus direitos vendidos para o cinema.

Site oficial do filme:http://spudthemovie.com/

2 comentários :

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...