sábado, 18 de setembro de 2010

Feios – Scott Westerfeld

FEIOS_1273448929P  Sinopse

Tally está prestes a completar 16 anos, e ela mal pode esperar. Não por sua carteira de motorista – mas para se tornar bonita. No mundo de Tally, seu aniversário de 16 anos traz uma operação que torna você de uma horripilante pessoa feia para uma maravilhosa pessoa linda e te leva para um paraíso de alta tecnologia onde seu único trabalho é se divertir muito. Em apenas algumas semanas Tally estará lá.

Mas a nova amiga de Tally, Shay, não tem certeza se ela quer ser bonita. Ela prefere arriscar sua vida do lado de fora. Quando ela foge, Tally aprende sobre um lado totalmente novo do mundo dos bonitos – que não é tão bonito assim. As autoridades oferecem a Tally sua pior escolha: encontrar sua amiga e a entregar, ou nunca se transformar em uma pessoa bonita. A escolha de Tally faz sua vida mudar pra sempre.

Esse livro realmente é surpreendente. O autor foi muito feliz em pensar nesse tema, tema esse que acredito ser único. Eu particularmente não tinha ouvido falar em algum semelhante (me corrijam se estiver errada). Imaginem uma sociedade que prega a perfeição. Perfeição essa no aspecto físico. Beleza. Hoje sabemos que existem milhares de formas das pessoas continuarem, ou ao menos prolongarem, a sua beleza. O livro vai mais além. Ele já tem a dita sociedade perfeita pré – determinada. Quando você faz 16 anos (uma idade onde todos os seus anseios e medos são triplicados por 1000) você “ganha” de presente a chamada perfeição.

Achei bacana, pois esse livro nos leva a pensar na sociedade hoje e do futuro. Queremos isso para os nossos filhos, netos, descendentes… Cada vez mais vemos casos em jornais, revistas e meios de comunicação afins onde alguém morreu, ou passou mal, ficou com seqüelas por algum ato em função da beleza. Não estou querendo aqui entrar no mérito da discussão de fazer ou não até mesmo porque eu já fiz. Mais cabe a nós pais, irmãos, formadores de opinião sempre que possível questionarmos o que nos cerca. Não devemos e nem podemos sempre baixar a cabeça para determinados assuntos, o que infelizmente acontece. 

Adorei um comentário que vi em uma resenha de Perfeitos (continuação da série) feito pela Natália (Menina da Bahia) no blog da Luka (Quem lê, faz seu filme) que falava sobre as pranchas voadoras descritas no livro, que nos lembra o filme De volta para o futuro. Quem for mais novinho não conhece mais assisti muito essa trilogia na sessão da tarde rsrs. Boa dica de filme também. Com certeza Scott também era fã (ou ao menos assistiu). Leiam o livro e se encantem com a história e a aventura de Tally.

 

10 comentários :

  1. Oiiii
    Acabei de comprar Feios.
    Estou totalmente ansiosa, mas tem tantas coisas na frente!

    E eu adorava De volta para o futuro! 0/

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Feios ta na minha pilha de próximas leituras, ansiosa por perfeitos ja, kkkk

    ResponderExcluir
  3. Feios é tudo1!!! Mas estou doida por PERFEITOS...O que foi aquela frase final?? Hein, hein...

    ResponderExcluir
  4. Estou na metade do livro, mas fiquei sabendo que ai por diante irá melhorar *-*

    ResponderExcluir
  5. Esse está na estante.
    Mas só Deus sabe quando chegará a vez dele. rsrs

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Feios está na minha lista de desejos desde a primeira vez que ouvi falar dele e sua resenha só reforçou minha ansiedade, mas tem outros na frente que quero comprar!!
    Também nunca vi nem uma história perto dessa, os livros atuais estão ótimos mesmo, muito inovadores...adoro!

    Beijos;*

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro! Todas as resenhas que li sobre ele são ótimas e falam super bem!
    Quase o comprei com o desconto da galera, mas... há mais livros na frente dele na minha lista xD haha
    Beijão.
    Gabi, A Bookaholic World

    ResponderExcluir
  8. Eu já nasci em Nova Perfeição. kkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. ei Lili xamou a gente de velha. rsrsrs eu tb vivia assistindo de volta para o futuro eu queria ter um carro daqueles.

    ResponderExcluir
  10. Lili,
    Este esta na minha lista de desejados!
    Fiquei mais ansiosa ainda pra ler!
    Adorei!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...