segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Wake: Despertar - Lisa McMann


Trilogia Wake
Volume 01

Wake : Despertar

Lisa McMann

 

clip_image002

  • ISBN-13:9788576793403
  • ISBN-10:8576793407
  • Acabamento:Brochura
  • Nº da Edição:1
  • Ano Publicação:2010
  • Nº de Página:200
  • Editora: Novo Século

    Sinopse:

    Janie Hannagan é uma adolescente que desde a infância tenta viver em paz com seus problemas. Sem saber quem é seu pai e com uma mãe alcoólatra e omissa a garota tenta conviver com um distúrbio: ela literalmente entra nos sonhos alheios. Tem como melhor amiga Carrie Brandt uma garota que esconde seu passado e atormenta Janie com seus sonhos. Janie precisa controlar seu distúrbio e busca nos livros e em seus amigos do asilo - local onde a garota trabalha - uma forma de entender melhor seus problemas, nessa busca incessante por uma solução Cabel Strumheller, o garoto misterioso do colégio entra em sua vida e ela lhe confia seu segredo mais íntimo, mas talvez Cabel não seja assim tão confiável.

    1

    Janie tem um dom estranho e cá entre nós bem bizarro, mas eu adoro bizarrices. rsrsrs. Ela é uma “apanhadora de sonhos”, isto é, ela entra nos sonhos de qualquer pessoa póxima à ela, ou melhor ela é sugada para dentro dos sonhos das pessoas e bombardeada por esses sonhos, já que ela não possue controle sobre o seu “dom”

    A narrativa do livro é bem diferente é feita no formato de diário, com  a data e descrição dos fatos que aconteceram naquele dia, apesar de ser escrita como se fossem notas de observação, é em 3ª pessoa.

    A vida da coitada da Janie é um caos, filha de uma mãe solteira alcoólatra, vive num bairro pobre, sendo vista por muitos como “lixo branco”. Devido ao seu problema é muito tímida e não faz amizades na escola.

    Carrie, sua vizinha se torna sua melhor amiga e com ela Janie  passa bons momento, isto até quando Carrie não dorme, pois quando Carrie dorme e Janie é arrastada para seus sonhos, ela tem péssimos momentos.

    Tão esquisito e excluído quanto Janie na escola é o jovem Cabel, porém Cabel tem um segredo que não pode dividir nem com a garota que ama, pois isso poderia  colocá-la em risco.

    Tudo o que Janie mais queria era ser uma garota comum e levar um vida normal, e a ajuda vem de ela de onde ela menos espera. A partir daí desenvolve-se um romance entre Janie e Cabel, e Janie terá que aprender a conviver com seu “dom”.

    O a estória do livro tem um mote muito bom, porém o desenvolvimento não foi como eu esperava, acabou deixando a desejar, achei a narrativa lenta e arrastada no início, como a narrativa é feita nessa forma meio que de diário muitas vezes salta de uma data para outra data bem a frente, o que me deixou a impressão de que houve a perca da continuidade de alguns fatos.

    Resumindo a escrita foi superficial, livro muito curtinho, a leitura só engrena da metade para o final e particularmente acho que a Lisa poderia ter construído melhor os personagens e desenvolvido a estória mais a fundo. Até o romance nesse livro foi xoxo.

    Não estou dizendo que a estória é ruim, a estória não é ruim, só não desenvolveu todo o potencial que poderia ter desenvolvido.

    Eu esperava mais de um Bestseller do The New York Times.

    Não me arrependo de ter comprado o livro, pois o comprei por R$ 9,90, é o preço que eu acho que vale, Lisa poderia ter me conquistado muito mais, mas enfim… Usei minha imaginação para preencher todas as lacunas que eu achei que faltou.

    Os próximos livros da série são Fade (Desvanecer) e Gone (Desaparecer). Já li Fade e posso dizer que não mudou muito na minha opinião sobre essa Trilogia, apesar de ser melhor do que Wake, eu preferia que a Lisa tivesse escrito um livro de 400 páginas, mas como um desenvolvimento bem melhor, ou quem sabe ter pegue os 3 livros escritos e fazer dele um só.

    Mas da forma como eu achei que poderia ter sido melhor tem gente que pode achar a estória perfeita. É tudo muito pessoal.

    Ah uma coisa que gostei foram as referência dadas nas notas de tradução porque eu acho horrível eu ter que parar a leitura para pesquisar sobre determinada coisa para entender o seu contexto dentro da estória. Gosto muito de notinhas de tradução feitas pela tradutora Ana Death Duarte

    clip_image002[5]     clip_image002[7]

     

     

    Alexandrina1

    Chegou até aqui? Deixe seu comentário. Concorda, discorda? Deixe sua opinião nos comentários.

  • 9 comentários :

    1. Olá!
      Não gostei da narrativa do livro, aquela escrita cheia de soquinhos me irritou um pouco.O mote do livro é interessante, mas a autora não soube aproveitar o tema. Muito superficial e meio bobo.Mas dizem que o próximo livro melhora muito...veremos.rsrs
      Bjs

      ResponderExcluir
    2. Pró´´oó´ximooo... acho que vou pular esse livro!

      ResponderExcluir
    3. Oii
      Também comprei por 9,90 e adorei!
      Ok, ele poderia ter rendido mais e talz, a história é muito boa, portanto eu o aprovo e espero os próximos volumes. Espero não me decepcionar.

      Beijos
      ;)

      ResponderExcluir
    4. Antes de ontem eu terminei de ler Gone e GOne é melhorzinho dos 3, mas tb não é lá essas coisas na minha opinião. E concordo Hérida a narrativa tem horas que irrita msm.

      Se tivesse pego os 3 livros e feito um só era mais jogo.

      ResponderExcluir
    5. Adorei sua resenha, Alexandrina.
      A maioria das pessoas acha isso mesmo de "Wake". Que ele é um livro morno e tudo mais.
      Espero que eu goste dele, pois estou empolgado com o livro e a sinopse me agrada muuuito.

      ResponderExcluir
    6. Olha...eu tbm concordo Wake é um livro bacaninha e só, vale 9,90... Nada além disso =/

      ResponderExcluir
    7. Hum... mais adolescentes?!
      Só leio se alguém me emprestar!
      kkkkkkkkkkkkkk

      ResponderExcluir
    8. Bem, estou com esse livro em casa, mas ainda não li. Como comprei de 9,90 então num vou nem ficar com raiva se o livro for ruim.

      Beijos

      ResponderExcluir
    9. Todos compraram de 9,90 rsrs enfim está na pilha um dia leio e opino.

      Bjs

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...