terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Destino – Ally Condie

 

DESTINO_1296694225P 

Destino

Matched - Livro 1

E se a sociedade escolhesse com quem você vai passar o resto da vida?

Sinopse

Em Destino, a protagonista Cassia tem absoluta confiança nas escolhas que a Sociedade lhe reserva. Ter o futuro definido pelo sistema é um preço aparentemente pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável e pela escolha do companheiro perfeito para formar uma família. Como a maioria das meninas, aos 17 anos, ela já está pronta para conhecer seu Par. Após o anúncio oficial, a menina sente-se mais segura do que nunca. Romântica, sonhava há anos com o momento do Banquete do Par, a cerimônia em que a Sociedade aponta aos jovens com quem irão casar. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.

Na cerimônia, Cassia recebe um microcartão onde estão armazenadas todas as informações que precisa saber sobre seu futuro marido. Mas ao inseri-lo no terminal de sua casa, tem uma grande surpresa: a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo. É Ky Markham, um antigo vizinho, quem ela vê. Neste instante, o mundo de certezas absolutas que conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés. Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão.

A partir deste momento, Ally Condie cria um clima de angústia e expectativa em função da culpa que a adolescente sente por estar se desviando do que a Sociedade espera. Ao contrário de outras obras de ficção científica, o livro não é centrado em cenas de ação. "O universo de Destino foi inspirado em uma série de pequenas experiências ao longo de minha vida. Coisas aparentemente simples, mas que me marcaram de forma profunda, como aquela conversa com meu marido sobre o futuro e o meu baile de formatura. E outras coisas ainda mais genéricas, como a sensação de se apaixonar ou ter o primeiro filho. Acho que o meu livro é diferente das obras do mesmo gênero exatamente por estar centrado em questões mais introspectivas."

Lançado em novembro de 2010, os direitos do livro já foram vendidos para mais de trinta países e a adaptação para o cinema será feita pela Disney em associação com a Offspring Entertainment, após uma acirrada disputa com a Paramount Pictures.

"Destino é uma estreia maravilhosa. Uma verdadeira cartilha para encorajar os jovens a sempre questionar." - Los Angeles Times

Ganhei esse livro em um sorteio no twitter da Suma. Destino é um livro que nos faz questionar muitas coisas. O principal é: como estaremos no futuro. Cássia vive em um mundo onde existe uma sociedade perfeita que decide tudo. Quando falo tudo é tudo mesmo. Em que você vai trabalhar com quem você vai casar, quantos filhos você vai ter e por aí vai... Lendo me senti muitas vezes vendo um filme (como A Ilha, por exemplo).

A história começa com o banquete par de Cássia (festa essa onde irá conhecer seu escolhido, o seu par. Aquele que virá a ser seu marido). Com surpresa seu escolhido é um amigo muito querido. Ao chegar em casa e visualizar as informações de seu par Cássia tem uma surpresa.

Destino é um nome propício, pois assim como Cássia irá descobrir... questionar o dito destino faz parte de nós. Nem sempre devemos aceitar o que nos é dito e mostrado como "melhor". Cássia começará a perceber que vive em volta de uma bolha. Mais para quem ou para que essa bolha é melhor?

[SPOILER] Uma coisa que me chamou a atenção durante a leitura foi o fato de muitas coisas terem sido destruídas. Ficaram os Cem poemas, as Cem músicas. Eu acho que não sobreviveria assim. Sem ter livros então... [FIM SPOILER]

Destino faz parte de uma trilogia. O segundo CROSSED será lançando em 01 de novembro de 2011 e o terceiro ainda sem titulo definido em novembro de 2012.

Site oficial da autora: http://www.allysoncondie.com/

Site da Editora: http://www.objetiva.com.br/suma.php


5 comentários :

  1. Nossa, deve ser horrível esse "Destino", não o livro, kkk
    Ser manipulado em tudo deve ser terrível, nem posso imaginar isso.
    ótima resenha!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o livro e é um YA muito bom. Vai bombar! Agora estou super ansiosa pela sequência. Não sei se vou aguentar esperar. rsrsrsr

    bjokas

    ResponderExcluir
  3. Olá,

    Ainda não li o livro, mas a tua resenha me lembrou uma versão mais light do 1984, onde a sociedade também decidia tudo, só que todos eram vigiados para que as ordens fossem seguidas. Então fiquei com a curiosidade atiçada.

    Bjos,
    Andrea
    http://literamandoliteraturando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler Destino! Adoro demais essa capa =D

    Bjs,
    Kel - It Cultura
    http://www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  5. Estou louca por esse livro, deve ser uma tensão constante; Manipulação, segredos, mistério... Já estou me vendo passando a noite em claro, rsrsrs... Adorei a resenha, fofa *-*

    E o interessante é que a história parece ser bem original. A autora não se prendeu aos velhos clichês e que torna a minha curiosidade ainda maior, rs...

    Beijos,
    Nana.

    http://bellosromances.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...