segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O Mapa do Tempo – Félix J. Palma

O_MAPA_DO_TEMPO__1283474421P

Sinopse

O sonho das viagens ao futuro foi popularizado no final do século XIX com o progresso científico e a sociedade de massas. O autor de A máquina do tempo, H. G. Wells, é um dos protagonistas dessa obra do espanhol Félix J. Palma, que reuniu personagens como Jack, o Estripador; Júlio Verne; o Homem Elefante; o Homem Invisível; Bram Stoker, o criador de Drácula, e o romancista Henry James, em uma trama que, com maestria, mistura romance e aventura na Londres vitoriana. Diante dessa atmosfera de culto ao progresso, o público britianico, ávido pelas novidades resultantes da industrialização, ansiava por viajar até o futuro. Por isso, com o objetivo de levar os interessados ao ano 2000, foi inaugurada a empresa Viagens Temporais Murray. Claire Haggerty está entre aqueles que têm a oportunidade de viajar no tempo, e para ela o futuro trará uma história de amor. Entretanto, as viagens no tempo não se limitavam a experimentar o amanhã. Andrew Harrington pretendia viajar para o passado, de 1896 para 1888, a fim de salvar sua amada das garras de Jack, o Estripador. O próprio H. G. Wells enfrenta os perigos das viagens no tempo quando um misterioso viajante chega à sua época com a intenção de assassiná-lo e roubar-lhe a autoria de um romance, obrigando-o a uma desesperada fuga através dos séculos. Mas o que acontece quando alteramos o passado? Seria possível reescrever a História? Félix J. Palma tece uma fantasia histórica criativa e vibrante, que homenageia o nascimento da ficção científica e transporta o leitor à era vitoriana, oferecendo uma inesquecível viagem literária pelo tempo.

barra

Fiquei realmente impressionada com a criatividade do autor por reunir tantas personalidades num enredo ímpar: uma empresa que se diz capaz de proporcionar viagens no tempo causa um enorme frisson e entrelaça três histórias: a de Andrew Harrington, Claire Haggerty e H. G. Wells.

Andrew Harrington é um homem apaixonado, ferido e desiludido que pensa em tirar sua própria vida oito anos depois de uma grande tragédia: a amante assassinada pelo célebre serial killer Jack, o estripador. Então surge uma idéia brilhante: voltar ao passado e evitar o assassinato do seu grande amor, Marie Kelly  – uma prostituta inglesa, assim como todas as outras vítimas de Jack. 

Claire Haggerty, uma mulher a frente de seu tempo, sente que o seu lugar é longe dos protocolos e conveniências sociais os quais não se adequa e a aborrecem. Então, decide ir para o futuro, esperando uma sociedade diferente, menos retrógrada para uma mulher.

H. G. Wells é o escritor em fuga: necessita escapar de um homem que além de querer roubar os manuscristos de seu mais recente romance, ainda quer assassiná-lo. E a melhor forma de manter-se seguro seria então viajar ao longo do tempo.

Mas o tempo é senhor de si mesmo. Nem sempre é conveniente para quem tenta manipulá-lo como um deus, por mais que os motivos sejam altruístas. E a partir da idéia de viajar pelo tempo e suas implicações é que a história se desenrola.

O livro é realmente uma viagem! Cheio de personagens marcantes ao longo da história mundial e a busca de Andrew Harrington  a Jack, o estripador - um assassino célebre que sequer a Scotlandy Yard conseguiu de fato desvendar – me cativou bastante.  Aconselho que leiam bem atentos para não perder nenhum enlance. O autor teve todo um cuidado na exposição dos fatos e da época, me fez pensar a respeito da evolução tecnológica e em como a sociedade antiga era muito mais dotada de talento, porque se por um lado a tecnologia deles era inferior a nossa, a inteligência humana e a astúcia não deixava absolutamente em nada a desejar. Peguei-me cativada e até desejosa de fazer uma viagem dessas, só não queria encontrar o Jack na minha frente, claro!

Um livro com descrições ricas, uma idéia fascinante, um texto muito bem escrito. Recomendo!!!

E também o meu muito obrigada a nossa parceira Intríseca que gentilmente nos enviou o livro.

Hasta la vista! ^^

6 comentários :

  1. Eu comecei a ler esse livro, mas infelizmente são tantas descrições e visões diferentes que acabei cansando e não terminei.

    Sua resenha me deixou com vontade de continuar a leitura.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler esse livro. A história me fascina. A sinopse me chama.

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu nunca tinha achado esse livro interessante! Adorei!

    ResponderExcluir
  4. É um livro que está na lista de desejos faz tempo, parece muito interessante.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Meninas, a primeira parte é muitod etalhada, várias pessoas disseram que desistiram de ler pq acharam chato. Mas garanto que passando isso, a outra parte vcs devoram rapidinho. Vale a pena pela criatividade.

    Bjos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...