sábado, 23 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro

Abril é um mês abençoados para os ávidos leitores como eu. Dia 18 temos o Dia Nacional do Livro Infantil.

Hoje dia 23 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro. Conforme o site Wikipédia o dia teve a sua origem na Catalunha, uma região semi-autônoma da Espanha.

A data começou a ser celebrada em 7 de outubro de 1926, em comemoração ao nascimento de Miguel de Cervantes, escritor espanhol. O escritor e editor valenciano, estabelecido em Barcelona, Vicent Clavel Andrés, propôs este dia para a Câmara Oficial do Livro de Barcelona.

Em 6 de fevereiro de 1926, o governo espanhol, presidido por Miguel Primo de Rivera, aceitou a data e o rei Alfonso XIII assinou o decreto real que instituiu a Festa do Livro Espanhol.

No ano de 1930, a data comemorativa foi trasladada para 23 de abril, dia do falecimento de Cervantes.

Mais tarde, em 1996, a UNESCO instituiu 23 de abril como o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, em virtude de a 23 de abril se assinalar o falecimento de outros escritores, como Josep Pla, escritor catalão, e William Shakespeare, dramaturgo inglês.

No caso do escritor inglês, tal data não é precisa, já que a Inglaterra, naquele tempo, ainda utilizava o calendário juliano, pelo que havia uma diferença de 10 dias apara o calendário gregoriano usado em Espanha. Assim Shakespeare faleceu efetivamente 10 dias depois de Cervantes.

Não podíamos deixar de falar sobre esta data tão importante. Para nós leitores por paixão todos os dias são dias do livro. Nossa primeira paixão a gente nunca esquece. Comecei a ler por incentivo de minha mãe os famosos livros de banca. Viciei-me. Obrigada mãe.

Não tem como você não viciar. Olhem o lançamento desse mês da Harlequin,

clip_image002

Desejo. Total. Comprava só pela capa rsrsr. Mais a história é boa.

Ed. 141 – A ARTE DO ENGANO – Barbara Dunlop

Ganhar dinheiro era fácil para o milionário Jared Ryder. Apesar de ter um estilo de vida caótico, ele ia para seu rancho em Montana sempre que possível. Lá, uma nova ajudante o fez pensar em unir negócios e prazer. Melissa Warner certamente não tinha muitas habilidades para trabalhar em um rancho. Mas sua beleza era cativante demais para ser ignorada, e Jared estava pronto para respeitar os direitos dela. No entanto, mesmo no calor da paixão, ele suspeitava de que Melissa tinha um segredo. E que os céus a ajudassem se ele descobrisse que ela estava mentindo, pois não havia nada mais perigoso do que a vingança de um Ryder!

Corra para as bancas!!!!

Sobre os livros:

Pouco se sabe sobre seu nascimento, mas ele é o símbolo natural da sabedoria e o significado do conhecimento. Sua história começa oficialmente com o invento dos tipos móveis, pelo alemão Johanes Guttenberg, em 1438, que proporcionou a reprodução de obras, fazendo com que ficassem acessíveis a um maior número de pessoas. O primeiro livro a ser impresso foi a Bíblia, e antes dessa invenção, os livros eram copiados à mão. No oriente, sua história é mais antiga, sendo que existem documentos japoneses impressos, datados entre 764 e 770.

Estão esperando o quê? Saiam da internet e vão ler um livro!!!! :)

2 comentários :

  1. Amei o post!
    Feliz dia do livro para todos, com muitos livros na estante sempre!
    beijos!

    ResponderExcluir
  2. Hummm, tb comprava só pela capa.
    Aliás, vou comprar, se possível hoje ainda. kkkk
    Bjkas!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...