segunda-feira, 30 de maio de 2011

O Efeito Facebook - David Kirkpatrick @intrinseca

untitled

O Efeito Facebook: Os Bastidores da História da Empresa que Conecta o Mundo

Tudo começou como uma novidade entre estudantes no alojamento de uma das universidades mais exclusivas e prestigiadas do mundo. Mas em pouco tempo o Facebook transformou-se numa empresa com mais de 500 milhões de usuários e obteve um dos mais vertiginosos crescimentos já registrados na história. Constitui uma parte essencial da vida social de centenas de milhões de adultos e adolescentes no mundo. À medida que o Facebook conquista usuários e fãs, cria efeitos surpreendentes e já foi, inclusive, usado para a mobilização de manifestações e protestos políticos.

bar026

Muito bem, diferentemente do livro Bilionários por acaso que através de acesso a alguns relatos e documentos mostra ao público o surgimento e a polêmica envolvendo Eduardo Saverin e Mark Zuckerberg, que reusultou num processo que corre em segredo de justiça, O Efeito Facebook vem muito mais direcionado ao público que é curioso, que adora ficar antenado com novidades do mundo digital e também para aqueles que trabalham com internet porque traz um verdadeiro cronograma de como o Facebook tornou-se a bilionária rede social que brilhantemente ganhou espaço entre todos aqueles que usam a internet – uma prova disso é o relato de como o Youtube surgiu e a história do Orkut que é tão popular aqui no Brasil e rejeitado no resto do mundo.

Então, o livro aborda desde a sua criação despretenciosa, passando pela concepção do Mark Zuckerberg a respeito da plataforma da rede social e de sua visão de empresa corporativa até o impacto no mundo: o sucesso que conseguiu meio bilhão de usuários em todo o mundo. É realmente a história da construção da empresa e de como o brasileiro Eduardo Savarin foi demitido relatados por uma nova ótica que, apesar dos detalhes, não conta praticamente NADA a respeito do seu criador – e isso além de ser frustrante, pode nos levar a crer na visão exposta ao mundo de que ele seja um nerd que possuia uma mente brilhante, porém era tímido, introspectivo e frio em suas relações sociais.

Achei que o lado pessoal dele deveria ter aparecido mais, as pessoas queriam saber mais sobre Mark: quem era, de onde vem, como era em família e não só o surgimento, o funcionamento e os resultados de sua maior criação. Não sei se gostei do livro por esse motivo, me soou como colocar panos quentes na polêmica que o mundo todo quer saber.

O meu muito obrigada a Intríseca que gentilmente nos enviou o livro para resenha.

Hasta la vista!^^

bar026[3]

Ficha Técnica:

  • Editora: Intrínseca
  • Autor: DAVID KIRKPATRICK
  • ISBN: 9788580570113
  • Origem: Nacional
  • Ano: 2011
  • Edição: 1
  • Número de páginas: 392
  • Acabamento: Brochura
  • Formato: Médio
  • Um comentário :

    1. Apesar da ótima resenha,este é um livro que não me chama a atenção. Bjs, Rose;D

      ResponderExcluir

    Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...