quinta-feira, 23 de junho de 2011

Todas as estrelas do céu - Enderson Rafael ParteII

untitledtdc

Sinopse

Podem dois irmãos adotivos se apaixonarem um pelo outro?
Caroline e Leandro são dois adolescentes de uma bem resolvida família de classe média, ele adotado, ela filha biológica do casal Marco e Lúcia. Diante dos conflitos da adolescência, do colégio, do vestibular, ambos se vêem diante de mais um dilema: um amor impossível e todas as conseqüências da busca pela felicidade ao lado da pessoa amada. O desafio dos dois em entenderem o que passa consigo mesmo, em enfrentar os pais, a sociedade e sua própria consciência é exposta neste romance honesto, ágil e de final surpreendente. "Todas as estrelas do céu". Uma obra polêmica e doce ao mesmo tempo, com um tema inusitado, falado de igual para igual com os jovens ou mesmo para quem já passou da adolescência.

barra5F99

O que dizer? Todas as estrelas do céu (carinhosamnete conhecido como “Todas”) virou uma estrela de rara beleza em minha estante… Quando eu comprar o livro mês que vem, claro. Explico: Rebeca, a minha vizinha adolescente e leitora compulsiva quem nem esta bookaholic que vos fala, insistiu muito para que eu lesse (assim como a Ju e as demais meninas do ARFortaleza que já conheciam a obra e até mesmo o autor pessoalmente). Quando disse que ainda não tinha o livro, ela não se deu por vencida e veio deixar um aqui em casa. Então, ao concluir, não deu outra: senta que lá vem história… E das boas!^^

Sei que esta resenha vai parecer repetitiva porque a Liliana já postou uma, mas eu necessitava fazê-la para parabenizar o autor por tamanha sensibilidade e criatividade.

Em um país onde a literatura está repleta de impropérios e importados – como se o que vem de fora fosse na maioria das vezes melhor do que o que é produzido aqui –, ter um livro de um autor nacional com tamanha carga emocional e criatividade é motivo mais que plausível para mais uma resenha a respeito.

Lamentavelmente, publicar um livro aqui, hoje em dia, é sinônimo de ganhar na loteria: tem que ter muita esperança e perseverança. E nesse quesito, o autor Enderson Rafael está de parabéns, porque ao me inteirar de como o livro demorou a ser publicado e recordar como é fácil vermos toda aquela baboseira de “vampiros purpurinas” (que combinam mais com anjos e fadas do que com demônios) fazerem lama nas livrarias e sebos, eu realmente me enfureci com o descaso de obras que não vêm com o status “The New York Times Best Sellers Author” mas que, se comparado a algumas falácias juvenis, são verdadeiras maravilhas. Nem sei se o que me emocionou mais foi a história em si ou o a luta do autor em ter a obra publicada: enviando os capítulos por email para aqueles que solicitavam, imprimindo cópias e mais cópias e disseminando-as mundo afora até que a Editora Novas Ideias surgiu em cena e publicou o livro.

E o casal do livro? Caroline e Leandro (irmãos de criação) vivem uma belíssima história de amor que envolvem o leitor do início ao final. São adolescentes com toda a aquela vontade de viver, descobrir e deixar acontecer mesmo com todos os acessos de incertezas que só a tenra idade associada aos ditames sociais nos permitem. O diálogo entre os dois é lindo, imperdível. A forma que eles encaram as coisas… Sei lá, Pai do Céu, adorei cada frase, cada linha!

E concordo com tudo que a minha amiga Liliana falou em sua resenha e acrescento mais: a intensidade dos diálogos faz com que qualquer pessoa vivencie a situação como se fosse um filme exibido à sua frente e não uma leitura em suas mãos. Então, apesar de meus parcos conhecimentos como cinéfila, ouso dizer que o livro daria um excelente roteiro para a sétima arte.

E eu? Bem, retornei a minha adolescência, vivi algo parecido, só que com um primo que veio morar aqui em casa e depois de cinco anos juntos a história não teve um final feliz. Mas lidei com todos os conflitos existentes no livro. Então revivi a angústia, o medo, a atração, enfim, revivi uma fase de minha vida que foi assustadoramente bela e confusa. 

Recomendadíssimo!

Prestigiem os romances nacionais! Vale a pena!

P.S.: Leiam minha resenha do livro Gasolina (Julio Menezes); e eis aqui um sorteio interessantíssimo só com autores nacionais:

 http://odesejodelilith.blogspot.com/2011/05/participe-da-mega-promocao-fantastica-2.html

Hasta la vista!^^

barra5F99[1]

Ficha Técnica:

Autor: Enderson Rafael
Editora: Novas Idéias
I.S.B.N.: 9788560284177
Edição : 1
Número de Paginas : 160

 

7 comentários :

  1. Oi Su.

    Adorei a Resenha. O autor desse livro é uma pessoal especial, criou um enredo que envolve e emociona.

    Sua resenaha não falou somente do livro e sim das reais dificuldades em publicar livros nacionais, eu apoio os autores brasileiros e apesar de adorar os livros "importados" não deixo de prestigiar os livros nacionais.

    Um prazer ler a resenha e o livro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei seu relato em forma de resenha, adorei o livro quando li e sou fã incondicional do Enderson por sua luta em divulgar o seu talento!
    Su, você precisa ler "Três Céus" o Ende conseguiu se superar!
    beijos!

    ResponderExcluir
  3. Amei....
    Li o livro emprestado da Lili,aliás na época ainda nem era o livro publicado pela editora.
    O Enderson Rafael criou uma obra maravilhosa,emocionante e envolvente.
    Me sinto orgulhosa de saber que temos autores nacionais com tanto talento e que não deixam a desejar em nada se comparados a autores estrangeiros.

    ResponderExcluir
  4. Muito boa sua resenha. Ainda não li este livro, mas todo mundo fala que é bom, e você está comprovando.Beijos

    ResponderExcluir
  5. ainda não tive oportunidade de ler. resenha linda Suzana

    ResponderExcluir
  6. Nossaaaa!
    a resenha foi tão intensa em emoções que já depertou a curiosidade no livro.
    Abraços,
    Ale

    ResponderExcluir
  7. Eu não tenho nennhum problema com autores nacionais, o que me chama a atenção em um livro, primeiro é a capa e o título, depois a sinopse, e só então vou ver que é o autor. E graças à Deus que temos autores talentosos. Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...