quarta-feira, 20 de julho de 2011

Anita Blake: Prazeres Malditos -Laurell K. Hamilton e @rocco

Prazeres malditos alta definição

Prazeres Malditos - Anita Blake, Caçadora de Vampiros - Livro 1 - Laurell K. Hamilton

Anita Blake é uma típica garota urbana contemporânea: conhece tudo o que a sua cidade tem para oferecer, trabalha muitas vezes além do horário, se preocupa em pagar contas e ainda consegue enxergar o lado cômico - e muitas vezes irônico - das situações que vive. Só que a Anita ganha a vida de uma maneira peculiar: ela é caçadora de vampiros e ressuscitadora de mortos. Para ela, conviver com zumbis, homens-rato, vampiros, lobisomens e toda sorte de criatura extraordinária faz parte da rotina. Ela é a sensual protagonista de Prazeres Malditos, primeiro livro da norte-americana Laurell K. Hamilton, principal nome da literatura gótica e sobrenatural da atualidade.

Através de Anita, a autora Laurell K. Hamilton consegue tratar de forma criativa e divertida as histórias de vampiro, um dos gêneros literários mais explorados de todos os tempos. Anita fez tanto sucesso entre os fãs do gênero que Prazeres Malditos tornou-se o primeiro romance de uma série a ter a heroína como personagem principal. O resultado deu tão certo que a série Anita Blake foi traduzida para 16 países, vendeu mais de seis milhões de exemplares e ainda ganhará adaptação para o formato graphic novel pela principal editora de quadrinhos do mundo, a Marvel Comics.

Nesta primeira história da saga, Anita, que presta assessoria sobre crimes sobrenaturais para a polícia de St. Louis, investiga, contra a sua vontade, uma série de assassinatos de vampiros. Tudo começa quando ela vai como convidada a uma festa de despedida de solteira numa boate de strip-tease de vampiros cuja gerência está a cargo do sexy sugador de sangue francês Jean-Claude. A noiva acaba enfeitiçada e só se Anita atender os desejos dos vampiros - no caso, descobrir quem os está exterminando - é que ela vai voltar para casa com vida.

Anita conhece então a mestra vampira Nikolaos, que, embora pareça uma menina inocente, é muito poderosa e tem mais de 1.000 anos. O que se segue é uma divertida história de detetive recheada de ação, viradas surpreendentes e pontuada pelo humor ácido desta fascinante protagonista, que seduz os fãs uma boa história de mistério e vampiros em todo o mundo.

Livro 1 da Série Anita Blake: Caçadora de Vampiros
Título Original: Guilty Pleasures
Editora: Rocco
Número de páginas: 396
ISBN: 9788532522498

Antes de Buffy,  Vampire Diaries, Vampire Academy, Twilight, de True Blood e companhia, Laurell K. Hamilton já fazia sucesso com a série Anita Blake. Seguindo um pouco da linha de Anne Rice, os vampiros criados por Lauren são vampiros tradicionais, diga-se tradicionais bebedores de sangue humano, não andam na luz do dia, não são bonzinhos e os seus vampiros assim como os de Anne Rice são sulinos, os dela são de Saint Louis.

A série Anita Blake se passa em um período de tempo em que os vampiros alcançaram a legalidade e os seres sobrenaturais já não são ocultos, vampiros, licantropos, zumbis, demônios, feiticeiros e toda horda sobrenatural já são algo de conhecimento da sociedade. O que me lembra um pouco da série Southern Vampires da Charlainne Harris, série que deu origem a True Blood, mas Anita Blake é anterior a isso.

Alguns vampiros não conseguem viver civilizadamente em harmonia com os humanos, e às vezes é necessário eliminá-lo, pois como é que se vai condenar um ser eterno à prisão perpétua?. E para esses casos existem os executores e Anita Blake é uma executora. Mas além de executora ela é uma animadora de mortos, uma criadora de zumbis e ganha a vida assim trabalhando na Ressuscitadores Inc. revivendo defuntos para quem paga. A princípio achei meio bizarro, mas depois no segundo livro da série é que vim a entender um pouco melhor.

Conciliando o trabalho de animadora e executora Anita ainda presta consultoria ao Esquadrão Assombração, uma recém criada divisão da polícia para lidar com crimes de natureza sobrenatural.  Anita tem profunda raiva contra vampiros, mas não entende porque não consegue resistir ao charme de Jean Claude, um dos vampiros mais poderosos de Sant Louis. A Executora é contratada para desvendar o mistério de quem vem eliminando os vampiros mais poderosos da cidade, chantageada para aceitar o serviço Anita não vê outra forma senão ajudar o “inimigo”.

O livro é bem interessante apesar de ter quase 20 anos de escrito, lógico que houve um ou outro momento bizarro, tipo os Homens ratos, achei um pouco de exagero. Mas no geral é um livro interessante. Achei os livros seguintes bem melhores, me empolguei mais com os livros seguintes do que com o primeiro.

Quanto a capa, tenho uma ressalva enorme. Alowww desde quando a Anita é ruiva? Cadê as cicatrizes do braço dela? Além da capa ter sido beeeeem feinha estava totalmente em desacordo com as características físicas da personagem. Acho que faltou lerem o livro. Será que aprenderam isso com a falecida? Mas enfim, nem me choca tanto porque as capas gringas também são bem feinhas.

Queria agradecer ao Mateus do blog Ourvices por ter me emprestado o livro para leitura.

 

A autora nas mídias sociais.

     

AlexandrinaBx

31twitter  @alexandrina_ufc


E aí? Concorda, discorda? Chegou até aqui, deixe seu comentário é de graça e eu fico tãoooo feliz.

19 comentários :

  1. Realmente a capa é bem feinha mesmo UDSAUHDASUHDAUH mais eu gostei da historia, acho que vampiros tem que ser assim mesmo, bebedores de sangue e ruins mesmo DÇLKASL nao aquels que brilham né (sentiu a indireta edward cullen) ? DSAKJDAS gostei muito da resenha, fiquei com vontade de ler, parabens :D

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o que vc disse sobre a capa, é feinha sim, mas o mote parece ser bem interessante, até por que vampiros maus são uma ótima pedida!

    Tenho esse livro e o segundo da série, não li ainda(claro)mas tenho a maior curiosidade.

    Gostei muito da sua resenha e vou pensar com carinho quando quiser ler algo sobre sobrenatural.

    Beijos Hot!

    ResponderExcluir
  3. Tô um pouco cansada das histórias de vampiros dessa forma, parece até que as pessoas escrevem sabendo que já vai vender.
    Quem sabe dou uma chance para esse livro ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu vou começar a ler o livro quatro, e estou adorando a história! Não é aquela mesma coisa, de a protagonista é seduzida, se torna vampira e pronto, vão viver felizes para sempre. Acho que isso é uma das coisas que eu gosto, mas além de tudo, gosto também da forma humana que a autora escreve Anita, ela pode ser forte e matar vampiros, mas ainda mostra muito medo, sentimentos, não uma exterminadora louca que não se importa com nada.

    Tenho muitos livros ainda para ler, muita história pra rolar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Eu adorei o livro 1 mas não vou ler o livro 2 tão cedo.
    A série é enorme e a editora demorou séculos pra trazer o volume 2, imagine o resto?

    Adoro a Anita e o Jean Claude. E o universo vampiro criado pela autora, e eu ainda não li a série True Blood.
    Quanto a capa é feia meia.

    Bye

    ResponderExcluir
  6. adoro livros de vampiro com certeza irei ler!

    ResponderExcluir
  7. falou e disse... vampiros.. nunca me canso desse tema... mas eu achei a história bem legal.. me conduziu uma realidade diferente de caçadores e nao de predadores como sempre vejo amei ter visto sua perspectiva da história
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Se lembra Charlainne Harris
    então deve ser massa ^^

    ResponderExcluir
  9. Já li algumas resenhas da série e parece bem interessante, mas ainda não pensei em comrpar os livros. Estou um pouco cansada de vampiros e dando preferência para outros temas.
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  10. A Capa tá tosquinha mesmo, mas a história tem uns toques interessantes.
    Resenha ótima como sempre.

    ResponderExcluir
  11. Nossa eu tenho esse livro, ele é ótimo, eu me apaixonei por Jen-Claude. Quero poder ler o segundo volume da série.

    @Eliizinha

    ResponderExcluir
  12. Vampiros, again. UHASUHAUSHAUHSA... Nunca li esse livro, só tinha ouvido falar da personagem que, diga-se de passagem, eu até achava que Anita Blake era a autora, hahaha... É muita cultura, né? ;D
    Parece ser legal, acho o tema de vampiros meio batido, mas não parece ser ruim.
    Ahh, uma coisa eu concordo com vc: a capa tá horrível. :D
    Parabéns pela resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Eu já li uns cinco livros da Anita Blake(a maioria em inglês) e posso dizer que o primeiro é realmente chocante com a vampirinha criança e os homens-rato, mas o resto da coleção é digna de uma série da HBO de tão chocante, mas não impede que Anita Blake seja uma ótima personagem.
    Parabéns pela resenha!
    Bjs

    Mikaela
    Pérolas e Pipocas

    ResponderExcluir
  14. E sobre a questão da capa, só agora fui repará-la melhor, e... é bem feinha mesmo! rs
    Ah, vampiros e vampiros... Mas devemos dar um crédito, pois esse aí fi escrito muito antes dessa onda gigantesca de histórias sobre vampiros, apesar de que essa tema sempre esteve presente... Enfim, parece ser um bom livro!

    ResponderExcluir
  15. Literatura fantástica+investigativa! #Adoro
    Paerece ser bem legal o livro, vou pesquisar sobre a série!

    ^^

    ResponderExcluir
  16. Adorei sua resenha, super sincera! Eu também acho que vou gostar muito da história, e tb achei a capa feia, mas gosto é gosto né! Bjo!

    ResponderExcluir
  17. Adoro este livro e Jean Claude é o meu favorito. A série é tão boa quanto Southern Vampires. Pela capa do livro fica parecendo que a hitoria é infanto juvenil, simplesmente não combina com o livro.

    ResponderExcluir
  18. Das séries de vampiros, sempre gostei muito de Buffy, Twi e True Blood. Legal saber que Anita Blake já existe há quase 20 anos!

    ResponderExcluir
  19. A capa é feinha mesmo, mais a historia é otimo, fiquei com vontade de ler, bjs

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...