sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Tony e Susan – Austin Wright

tony&susan

Há vinte e cinco anos, Susan Morrow deixou Edward Sheffield, seu primeiro marido. Certo dia, instalada confortavelmente na casa em que mora, com os filhos e o segundo marido, inesperadamente ela recebe, pelo correio, um embrulho que contém o manuscrito do primeiro romance escrito por Edward. Ele lhe pede que leia seu livro: Susan sempre foi sua melhor crítica, justifica. Tony e Susan, de Austin Wright, publicado originalmente nos Estados Unidos em 1993, ganha nova edição, dezoito anos depois de seu lançamento, por se tratar, segundo seus editores, da “mais impressionante obra de arte da ficção americana desde Revolutionary Road, de Richard Yeats”, publicado no Brasil como Foi apenas um sonho. Ao iniciar a leitura, Susan é arrastada para dentro da vida do personagem Tony Hastings, um professor de matemática que leva a família de carro para a casa de veraneio no Maine. Quando a vida comum e civilizada dos Hastings é desviada de seu curso de forma violenta e desastrosa, Susan se vê novamente às voltas com seu passado, obrigada a encarar a própria escuridão e a dar um nome para o medo que corrói seu futuro e que vai mudar sua vida.

Esse livro eu praticamente tomei da mão da Liliana,quando li a sinopse fiquei super interessada. Tony e Susan é diferente de tudo que eu já li, exige toda a atenção por ser uma leitura complexa e confusa.

Nossa protagonista Susan é uma mulher de meia idade casada com Arnold e mãe de três filhos,ela se divorciou de Edward há anos,e só tem notícias dele pelos cartões de natal que a atual esposa dele manda,mas certo dia Susan recebe um bilhete de Edward perguntando se ela gostaria de ler o livro que ele escreveu pois ela sempre foi sua melhor crítica.Susan aceita mas fica relutante em ler o livro,já que a vontade de Edward ser escritor e as duras críticas que Susan fazia foram os principais motivos da separação.

Mas quando Susan começa a leitura do livro Animais Noturnos e se surpreende pois os primeiros capítulos já prendem a sua atenção.Tony é o protagonista do livro de Edward,um professor universitário que está em uma viagem para sua casa de veraneio com a esposa e a filha adolescente,ele assim como Susan gosta da rotina e é metódico,por insistência da filha eles estão viajando a noite e é durante essa viagem que toda a vida de Tony irá mudar.

Não tenho palavras pra descrever tudo o que o livro causou em mim,a maneira como o autor conseguiu conduzir as duas histórias é magnífica.Em cada capitulo acompanhamos a leitura do livro de Edward,as impressões de Susan sobre o capitulo,e a vida de Susan seu passado e o presente.Outro ponto importante é que com Susan o autor mostra como nós leitores nos portamos ao ler um livro,pois Susan vivencia a história junto com Tony,ela acrescenta em sua leitura as próprias frustrações com sua vida.

Confesso que o final do livro não é bem o que eu esperava,passei horas e horas divagando sobre o livro,tentando descobrir se gostei ou não e ainda não descobri.O livro é muito bom,na verdade é maravilhoso,mas é de uma complexidade que me faz pensar duas vezes antes de lê-lo outra vez.Esse é o tipo de livro que você tem que ler no momento certo e na hora certa pra poder realmente valorizar a leitura.

Agradeço a Editora Intrínseca pelo envio do livro.assinatura_1

2 comentários :

  1. Nossa, sendo super sincera eu não conhecia a livo, nem a estória, parece ser algo bem comovente e envolvente, não sei se é meu tipo de livro, mas é uma leitura e tanto!

    Beijos

    http://kastmaker.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...