quarta-feira, 28 de março de 2012

Os Gêmeos - Pauline Alphen

Os Gêmeos

Os Gêmeos
Crônicas de Salicanda - Livro I
Pauline Alphen

“Acredito que cada indivíduo possui um reservatório próprio de conhecimentos que ele próprio ignora.”
Sinopse

Claris e Jad são irmãos gêmeos tão inversos quanto idênticos. Compartilham sentimentos e pensamentos, mas enquanto Jad tem um coração frágil e sofre de enxaquecas terríveis, condições que lhe impedem de passar muito tempo ao ar livre, Claris é uma garota cheia de vida, destemida, que sonha em viver grandes aventuras. Aventuras como as que lê na Torre dos Livros, onde seu melancólico pai vive enfurnado desde o sumiço da mulher; aventuras como aquelas que a mãe lia para ela; aventuras como as que Jad, com seus problemas de saúde, não pode experimentar.

Eles vivem em uma aldeia chamada Salicanda, em um castelo cravado num vale isolado por uma cadeia de montanhas e encharcado por uma chuva fina e incessante, com o pai, Eben; um preceptor, Blaise; e a ama, Chandra. A mãe, Sierra, desapareceu em uma noite de temporal, no dia em que os gêmeos completavam três anos, deixando a família despedaçada e muitas perguntas no ar.

Claris, que divide o tempo entre os livros, as aulas de esgrima e as cavalgadas na floresta, anda obcecada com a ideia de que as aventuras são sempre protagonizadas por meninos - o que ela acha extremamente irritante. Mas está enganada, pois vai viver uma aventura e tanto ao lado do irmão. À procura de respostas para os mistérios que envolvem o sumiço da mãe, a história de Salicanda e os dons sobrenaturais que parecem ter herdado de Sierra, os gêmeos vão ultrapassar as fronteiras do castelo onde vivem e também do seu mundo: aquele da infância dos dois, o de um passado que eles desconhecem.

No livro nós temos a história dos gêmeos Jad e Claris. Estamos no século XXIII onde a Terra que conhecemos passou por uma catástrofe transformando tudo que conhecemos. Não temos nada de tecnologia (internet, celular, TV...). Claris quer fazer tudo que seu irmão doente não pode fazer mesmo sendo menina. Ela não quer ser uma P.P. (princesa passiva). E vive em busca de aventuras.  Jad é o oposto de Claris. Mais calmo devido ao seu problema cardíaco desenvolve as habilidades da mente. O livro começa com uma narrativa que você pode achar parada, mas que melhora no decorrer da leitura.  Ponto alto é a crítica (a meu ver) que a autora faz a sociedade em que vivemos.

“Anos após anos, foram serrando o galho no qual estavam sentados. Quando os pólos começaram a derreter, quando a água para regrar os gramados e o petróleo das reservas começaram a faltar,... reagiram.... Mas sem tomar as medidas drásticas que se impunham... Era tarde demais. “

Ansiosa pela continuação da série. Obrigada a Cia dasLetras por disponibilizar o livro para resenha no blog. 

2 comentários :

  1. Olá!

    Adorei a dica! Vou marcar aqui na listinha kkk

    Bjs!

    Carla
    @kkkarlla
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Oie, Liliana.

    Peguei o primeiro capítulo desse livro e confesso que ainda não o li, rs. Mas não imaginava que a história tratava de um futuro meio que distópico. Adorei! Mas vou esperar os próximos lançamentos pra poder começar a ler, pois odeio ficar na ânsia pela continuação de séries.

    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...