segunda-feira, 9 de abril de 2012

A Lista Negra - Jennifer Brown


A Lista Negra
A Lista Negra
Jennifer Brown

Sinopse

E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse?

E se o assassino fosse alguém que você ama?

O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos.

Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas.

A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre autoconhecimento e o perdão.

Esse livro chegou a minhas mãos como um presente da Editora Gutenberg. É um livro que deveria ser leitura obrigatória seja você adolescente ou adulto, seja você de qualquer idade. Quando começamos a leitura somos fisgados para dentro da história. Seja pela situação vivenciada pelos personagens que nos remete a alguma experiência similar de que ouvimos falar, seja pela maestria com que a autora escreve.  

O livro começa com a temível volta de Val às aulas.  Sempre nos perguntamos como será que os alunos que passaram por essa ou por aquela tragédia conseguem voltar à rotina? Nunca nos perguntamos como as pessoas que viviam diretamente com o agressor conseguem.

Val sofre constante bullying por parte de seus colegas na escola. Como forma de fuga começa a escrever em um caderno uma lista. A temível lista negra. É sua válvula de escape para mundo que a rodeia. Além, claro de seu namorado Nick.  Vê seu mundo desmoronar quando Nick em um surto que começou com uma brincadeira resolve atirar em todos os alunos da lista.  Val não consegue acreditar que seu amoroso Nick está fazendo isso. Tenta impedir e acaba levando um tiro. Não vê em seguida seu namorado se matar.  Agora Val está só. E agora ela precisa enfrentar todos que indiretamente (alguns diretamente) a acusam de ser a grande causadora da tragédia.

A autora consegue nos transportar a todas as problemáticas vivenciadas por Val seja com o que sua própria família acha de isso tudo, seja com a dor da saudade, com os seus anseios de apenas conseguir passar os oitenta e tantos dias que faltam para se formar...  Nos mostra também que a amizade pode está onde menos esperamos e que uma grande tragédia pode mudar a vida das pessoas para melhor. 

3 comentários :

  1. Tbém AMEI o livro :D

    Tanto é que a resenha que postei hje foi uma das mais fáceis que escrevi o/

    Adorei a resenha.

    Beijocas,
    Lariae

    ResponderExcluir
  2. Lili, que livro é esse? Quero muito, vou colocar agora na lista de desejados do skoob.

    Só em ler sua resenha fiquei ansiosa e angustiada em saber que essa personagem irá passar por tantas dores.

    Quero muito!

    ResponderExcluir
  3. Muito interessante,fiquei curiosa para ler! :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...