segunda-feira, 14 de maio de 2012

@mor - Daniel Glattauer

@mor
@mor
Daniel Glattauer

Sinopse

Num e-mail enviado por engano, começa um relacionamento virtual que testa as convicções de Leo Leike e Emmi Rothner. Leo Leike, ainda digerindo o fracasso de seu último relacionamento, responde de forma espirituosa a duas mensagens enviadas por engano por Emmi Rothner, casada. Inicialmente, ela só queria cancelar uma assinatura de revista. Depois, inclui Leo por engano entre os destinatários de um e-mail de boas festas. Na terceira troca de e-mails, o mal-entendido dá lugar à atração mútua, reforçada pelo fato de um nunca ter visto o outro.
Nada como a curiosidade instigada por frases bem encadeadas chegando a intervalos regulares numa caixa postal eletrônica para que os dois se esqueçam dos possíveis impedimentos. A cada dia, Leo e Emmi se sentem mais impelidos a marcarem um encontro. Após trocas contínuas de mensagens, está claro para ambos que o marido dela e as feridas emocionais dele não serão obstáculos para que marquem um encontro. O único obstáculo real é a insegurança de ambos quanto à transformação da fantasia em realidade. A expectativa é uma faca de dois gumes e a realidade pode não estar à altura.

A tradição dos romances epistolares, compostos exclusivamente de trocas de cartas, é antiga na literatura ocidental. O primeiro livro com estas características, o espanhol Prisão de amor, de Diego de San Pedro, data de 1485. No século 18, o gênero se tornou popular, com clássicos como Ligações perigosas, de Choderlos de Laclos, Clarissa, de Samuel Richardson, e O sofrimento do jovem Werther, de Johann Wolfgang von Goethe. O austríaco Daniel Glattauer dá nova vida à tradição epistolar em @mor, primeiro de dois romances que exploram um relacionamento sustentado basicamente em trocas de e-mails. Romance de estréia de Glattauer e campeão de vendas na Alemanha e na Espanha, o livro explora, sob roupagem moderna, sentimentos familiares a amantes de todas as gerações. 

Eu só posso dizer para começar essa resenha que eu @mei o livro. Leiam. Leiam. Leiam. O livro é primoroso na escrita. Fiquei com certo receio de ler por achar que por ser uma troca de e-mails iríamos ter aquela linguagem de internet, ainda bem que me enganei. Os e-mails trocados são muito bem escritos. Quando você começa a ler você se pega pensando e se fosse comigo? Como eu iria reagir?

Leo e Emmi se conhecem virtualmente após uma troca de e-mails por engano. Como Leo está em um determinado momento de sua vida, na perde a deixa e responde. Eis que começa a interminável troca.

Leo e Emmi se envolvem de um jeito tão intenso que ambos ficam com aquela ansiedade para receber o próximo e-mail. Será que ele vai mandar? Será que ela vai responder? Sabe aquela sensação que temos quando estamos esperando a ligação do namorado, paquera ou homem que gostamos (e vice-versa)? É a sensação que Emmi e Leo vivenciam com os e-mails. Eles ficam dependentes deles para começarem e terminarem o dia. Mesmo que seja apenas um bom dia.

O autor construiu de forma primorosa a história. Temos uma excelente história adulta com boas sacadas de sarcasmo e de ironia. E muito inteligente. Não tem como você não se envolver na história dos dois e torcer para que essa história passe do virtual para o real. 


Veja abaixo o book trailer do livro. 

17 comentários :

  1. Doida para começar a ler o meu, to aqui olhando para ele, lindo!

    Lendo sua resenha só deu mais vontade de ler.

    ResponderExcluir
  2. O livro é muito bom. Vocês vão amar. Li em uma tarde.

    ResponderExcluir
  3. Adorei a sinopse! Parece ser um livro que te prende até o final.
    Foi bom você ter citado a linguagem de internet, pois quando li que passam a se comunicar por e-mails imaginei que não entenderia nada.
    Será mais um na minha lista.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @mei a sinopse e a resenha fiquei com agua na boca parece ser muito bom vou colocar na minha lista de compra!

    ResponderExcluir
  5. Eu também quero ler este livro que parece ser muito bom.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Amei! Tô louca pra ler @mor!!!

    ResponderExcluir
  7. Já li os 2 ..eu ameiiiiii os livros, Emmi & Leo são lindos demais…principalmente quando rola uma bebidinha…rsrsrs ..

    ResponderExcluir
  8. Sabe aquele livro que vc inicia leitura sem expectativa alguma? @mor foi uma... Tive a grata surpresa de me encantar com a história de Emmi e Leo e a forma inusitada de como inicia a relação dos dois. Sem mencionar a forma como Daniel escreve é encantadora e a leitura flui rapidamente. Devorei os dois livro em dois dias. Perfeitos!

    ResponderExcluir
  9. Esse livro é excelente! Li ele com uma velocidade incrivel e o o tipo de livro com um final que deixa a pessoa mordendo a unha de curiosidade. Mt bom!

    ResponderExcluir
  10. Pela resenha vou adorar, parece ser dinâmico.vou procurar aqui perto .
    bjos.

    ResponderExcluir
  11. Adoroo livro assim levinho e em formato de email ^^
    loca pra saber como vai ser esse "romace" da Emmi e Leo *___* não vejo a hr de começar a ler logo hahahahaha =D

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito desse livro é incrivel a escrita assim feito mensagens no e-mail, a história me deixou muito curiosa que final foi aquele quero ler logo o segundo que já está ai.

    ResponderExcluir
  13. Esse romance promete, super atual usando a linguagem de e-mail.

    ResponderExcluir
  14. Quando li o livro, estava sem grandes expectativas, mas o livro me surpreendeu de forma positiva. Gostei muito dos diálogos, da forma como o texto se desenvolveu, achei uma história bem interessante. E o final ... bem, fiquei super ansiosa por Emmi e Leo e como essa história se desenrola.

    ResponderExcluir
  15. Arrependimento! É o que sinto depois de ler essa resenha apaixonada.
    Explico: ganhei este livro quando foi lançado, não navegava ainda pelos blogs literários e nem dei tanta importância, achava que seria cansativa uma leitura cheinha de e-mails... aí troquei. A menina que recebeu fez mil agradecimentos, agora sei bem por quê.
    Essa história parece mesmo apaixonante, agora estou correndo atrás desse livro e da continuação, Emmi e Leo.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...