terça-feira, 12 de junho de 2012

O amor nos tempos do blog - Vinicius Campos

O amor nos tempos do blog
O amor nos tempos do blog
Vinicius Campos
Sinopse
Ariza tem treze anos, acabou de chegar à nova escola e já está perdidamente apaixonado. Para expressar o seu amor, além de tudo o que vive e sente, ele decide escrever um blog, “porque escrever [...] é a única maneira que encontrou para fazer com que os outros o escutem”. Lá, ele pode falar livremente sobre a garota de sorriso encantador que encontrou na biblioteca da escola, quando ia devolver O amor nos tempos do cólera, sua leitura de férias de que tanto gostou. Assim começa a trama de O amor nos tempos do blog, um romance que se constrói de blog em blog, em que, depois de muitos desencontros, três histórias se cruzam, culminando em um final surpreendente.

Além do blog de Ariza, há também o da Deusa Cibernética, uma garota que, segundo sua própria descrição, é divina, divertida e popular, gosta de frequentar o shopping com as amigas e está sempre de olho no menino mais gato do momento, e o de Cinderela Virtual, “uma adolescente que acredita no amor”, não liga para a aparência e espera encontrar o seu príncipe encantado. É a linguagem rápida e dinâmica da internet que une os três personagens desta história e vai aos poucos revelando semelhanças e ligações inesperadas entre estes três adolescentes aparentemente tão diferentes, com características muitas vezes opostas e particularidades que se revelarão só ao fim da narrativa.

Esse livro foi um presente da Cia das Letras e do Vini. Adorei.  É um livro fininho (apenas 96 páginas), mas com uma bela história.

“Ariza” gosta de escrever em blogs, pois através deles pode comunicar-se melhor com as pessoas. Entre tantos blogs que criou, abandonou e recriou começa esse novo blog (Ariza em silêncio). A escolha do nome do blog é proposital. Ariza é o personagem principal do livro de García Márquez. A criação desse novo blog se dá no dia em que vê uma menina linda lendo em uma biblioteca.

A história decorre entre postagens de blogs e comentários. Temos o blog de Ariza, o blog da Deusa cibernética, que tenho as minhas dúvidas sobre ser realmente uma deusa. E o blog da Cinderela virtual.

A história flui de uma maneira tão rápida entre postagens de blogs e comentários que quando damos por si já terminamos o livro. Achei linda e tocante a história. Um amor puro que nasce sem pretensão alguma. Uma boa pedida. Mesmo para aqueles que não gostam de ler.  

2 comentários :

  1. super interessante!
    Parece bem legal!

    beijois


    Selene Blanchard
    Blanc – ModaeEu.blogspot.com – TEM PROMOÇÃO COM BlackBerry, E OUTRAS ESPECIAIS
    Espero sua visita!

    ResponderExcluir
  2. Achei muito bacana a ideia! Com certeza vou buscar esse livro pra ler!

    Bjs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...