segunda-feira, 30 de julho de 2012

Conselho de Amiga - Siobhan Vivian


Conselho de Amiga
Siobhan Vivian

Sinopse:
Ruby está completando 16 anos… mas o dia especial não é tão doce quanto foi planejado. Seu pai desaparecido há muito tempo aparece e Ruby não quer ter nenhuma relação com ele. Ao contrário, ela quer sair com seus amigos — a leal Beth, a perigosa Katherine e a fofoqueira Maria. Elas dão muitos conselhos a Ruby — sobre garotos, seu pai e como ela deve se vestir e como deveria estar se sentindo. Mas, na verdade, ela não sabe o que pensar ou sentir. Especialmente quando um novo garoto entra em cena… e Ruby descobre que algumas de suas amigas não são tão verdadeiras quanto dizem.
               
               
              O livro se inicia com Ruby prestes completar 16 anos. Para comemorar sua mão resolve prepara uma festinha e Ruby convida suas amigas, Beth, sua melhor amiga, Maria e Katherine. Antes da festa sua mãe lhe dá de presente uma maquina Polaroide e a cada amiga que chega Ruby tira uma foto.
                Quando todas já chegaram a campainha toca mais uma vez e para a surpresa de Ruby quem está a porta é Jim, seu pai que a abandonou há anos. A partir desse momento a vida de Ruby não será mais a mesma.
"Katherine está de volta e joga para mim uma polaroide como se fosse um disco de praia.
- Visita para você.
As feições começam a se revelar nas minhas mãos. Apenas preciso distinguir o vão entre os dentes para saber quem é.
Meu pai."
              Com a volta do pai, Ruby fica confusa e procura nas amigas apoio e conselhos de como deve agir. Beth, a mais próxima de Ruby e que adora protegê-la de tudo e de todos, aconselha Ruby a deixar tudo no passado e continuar vivendo com se nada tivesse acontecido e para isso Beth insiste que ela invista nos garotos e a leva a uma festa onde Ruby conhece Charlie.
                Charlie é bonito e tem um jeitinho nerd, ele é um fofo com Ruby e lhe dá de presente um bótom (ele faz bótons como uma forma de arte e distribui ou dá de presente).
"Charlie enfia as mãos nos bolsos e mostra três bótons [...] São cor de rosa nas extremidades e têm um quadrado branco no meio, que diz "Vocês viram a Ruby?". Olho fixamente para o bótom e daí percebo que ele desenhou um sorriso com os dentes separados na frente"

                Ele passa a ser muito importante na vida de Ruby, ouvindo todas as suas inseguranças e dúvidas.
"Conversar com Charlie é diferente de conversar com Beth. Ele não fica concordando comigo o tempo todo. E o melhor de tudo, não me interrompe. Ele só escuta. Gosto disso."
          Ruby tenta a todo custo entender os motivos do seu pai a ter abandonado e por que voltou para visita-lá.

                Logo no inicio notamos como Ruby e Beth são muito próximas o que gera um ciúme com relação à aproximação das outras meninas, principalmente de Katherine, que é a mais nova no grupo.
          Acho que o livro trata muito do crescimento emocional da Ruby, abordando todo o sofrimento e amadurecimento com relação ao abandono. As amigas estão presentes, e a relação com elas faz Ruby analisar seus problemas por uma visão diferente.
           Gostei que a fotografia e a arte de alguns fotógrafos tiveram papel importante na história da Ruby. Dá vontade de sair por aí fotografando tudo para que como ela possamos criar novas lembranças e memórias.
              Como não tinha lido nada da Siobhan Vivian antes não tinha nenhuma expectativa quanto a esse livro, mas gostei da forma como ela escreve, da construção dos personagens que apesar de "comuns" tem características e personalidades fortes. Por se tratar de uma história comum acho que a autora escreveu de forma bem realista e simples.
             Este é o segundo livro da autora a ser publicado no Brasil pela Novo Conceito, o primeiro foi Não Sou Esse Tipo de Garota, resenha aqui

Livro: Conselho de Amiga
Autora: Siobhan Vivian
Páginas: 224
Editora: Novo Conceito


3 comentários :

  1. Ei, olá!
    Estou lendo esse livro agora. Eu já li "Não Sou este tipo de garota" e gostei bastante! Mas o livro é como você disse: realista e simples. Estou quase chegando na metade do livro! Adorei o Charlie!

    Um beijo,
    Inara

    ResponderExcluir
  2. Oii!

    Parece bom,mais eu nao compraria.
    :D


    Bacio, Selene Blanchard
    MODA E Eu
    Modaeeu.blogspot.com
    Espero sua visita

    ResponderExcluir
  3. Eu li "Não Sou Este Tipo de Garota" e demorei um pouco a gostar da leitura, mas no geral, gostei da história (mas nada do tipo 'amo esse livro').
    Estou com "Conselho de Amiga" para ler, espero que seja melhor do que Não sou Este tipo de garota.

    beeijos,
    Jéssica

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...