quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Estilhaça-me - Tahereh Mafi

 
Estilhaça-me
Tahereh Mafi 

Sinopse: Juliette não toca alguém a exatamente 264 dias. A última vez que ela o fez que foi por acidente, foi presa por assassinato. Ninguém sabe por que o toque de Juliette é fatal. Enquanto ela não fere ninguém, ninguém realmente se importa. O mundo está ocupado demais se desmoronando para se importar com uma menina de 17 anos de idade. Doenças estão acabando com a população, a comida é difícil de encontrar, os pássaros não voam mais, e as nuvens são da cor errada. O Restabelecimento disse que seu caminho era a única maneira de consertar as coisas, então eles jogaram Juliette em uma célula. Agora muitas pessoas estão mortas, os sobreviventes estão sussurrando guerra – e o Restabelecimento mudou sua mente. Talvez Juliette seja mais do que uma alma torturada de pelúcia em um corpo venenoso. Talvez ela seja exatamente o que precisamos agora. Juliette tem que fazer uma escolha: ser uma arma. Ou ser um guerreiro.

                Em um mundo devastado, onde não há mais animais e plantas quase não existem, e tudo é comandado pelo O Restabelecimento, que é um tipo de exercito que tem como propósito concertar as coisas ao seu modo, deixando para trás todo tipo de cultura, valores e crenças. É nesse mundo em que Juliette vive. 
                Ela é uma jovem de 17 anos que foi mandada por seus pais para um tipo de prisão/hospício, está sozinha presa numa cela e sem ter contato com outras pessoas há 264 dias, e tem como consolo observar o mundo através de uma pequena janela e escrever em seu caderno.
                Um dia é avisada que ganhará um companheiro de cela, mas ao recebê-lo Juliette se surpreende por ser um garoto. Adam é quase da sua idade e que ela tem certeza de já conhecê-lo. No início ela se mostra hostil, mas na verdade ela está protegendo Adam do seu poder, do seu toque. Com o passar dos dias ela se aproxima mais de Adam, até que soldados do Restabelecimento os levam para a sede do setor 45. Lá ela descobre que Adam também é um soldado e que ele foi designado a cuidar dela a mando de Warner, um jovem de 19 que comanda o setor 45. Warner é obsecado pelo poder e vê em Juliette uma arma de tortura contra os seus inimigos e uma forma de se tornar ainda mais poderoso.
                Juliette passa a lutar a todo custo contra fazer parte dos planos de Warner e para isso conta com a ajuda de Adam.
                É nesse ponto que o livro se passa a explorar a luta entre o que é certo e errado na vida de Juliette. Por ela se uma personagem dúbia, que luta contra a culpa e a dor de ser abandonada e descriminada por todos e ao mesmo tempo é forte já que tem um poder que pode usar para se defender, mas que se recusa a usar para não machucar outras pessoas mesmo que essas a machuquem.
                Já Adam é um mocinho forte, que passou por maus bocados na vida e mais alguns para se reaproximar de Juliette.
                Warner é lindo, charmoso e sedutor quando quer. Gosta de provar para todos que é ele quem manda. É doentia a forma como ele age com Juliette, às vezes se mostra fascinado e logo depois se mostra agressivo, fazendo ela sofrer muito. Ele tanta provar para ela que seu poder é forma que ela pode usar para se vingar de tudo o que sempre sofreu. 
                O livro tem romance, ação e um pouco de ficção cientifica, já que mostra um futuro onde quase tudo foi destruído pela ação do homem.
                Me surpreendi com esse livro e estou ansiosa pelo próximo e por mais Juliette e Adam.


Estilhaça-me
Autora: Tahereh Mafi
Editora: Novo Conceito
Páginas: 304

3 comentários :

  1. Eu sou louca por ele também, estou tentando adiantar minha lista para poder começar a ler Estilhaça-me!! Adorei a resenha ;)

    xoxo
    http://amigadaleitora.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. A história parece intensa demais, do início ao fim. A sinopse e resenha contam um pouco mas deixam muito lugar para imaginação... confesso que fiquei bem curiosa e no "ar". Mesmo sem gostar muito de distopia. Acho que vou ter que ler esse...
    Bjkas!

    Monique Martins
    MoniqueMar
    @moniquemar

    ResponderExcluir
  3. Não sabia que era uma série. Já tô a fim de ler, com certeza!! ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...