quarta-feira, 15 de maio de 2013

O Fio - Victoria Hislop

O FioTessalônica, 1917. No momento do nascimento de Dimitri Komninos, o fogo devasta a cidade multi-cultural onde cristãos, judeus e muçulmanos convivem lado a lado. Essa é a primeira das muitas catástrofes que modificaram o lugar para sempre, enquanto a guerra, o medo e a perseguição começavam a dividir o povo.

Cinco anos depois, a jovem Katerina foge para a Grécia quando sua casa na Ásia Menor é destruída pelo exército turco. Ao se perder da mãe em meio ao caos, ela acaba em um navio cujo destino é desconhecido.

Desde esse dia, as vidas de Dimitri e Katerina se entrelaçam: entre si e com a história da cidade.Tessalônica, 2007. Um jovem ouve a história de seus avós pela primeira vez e percebe que precisa tomar uma decisão. Por muitas décadas, o casal guardou as memórias e os tesouros de pessoas forçadas a abandonar sua terra natal. Agora, o rapaz terá que escolher entre deixar a cidade ou permanecer ali e fazer de Tessalônica sua casa.Fruto de uma pesquisa meticulosa, O fio tem como cenário a tortuosa história política da Grécia no século XX. Uma narrativa emocionante que une ficção e história ao contar a saga de duas famílias na segunda maior cidade grega…

star0252

O livro é LINDO e emocionante! Retrata um pedaço da história que me causa angústia até hoje, a 2ª Guerra Mundial, e suas consequências na pequena cidade grega de Tessalonica.

Com a Grande Guerra, vidas são perdidas, separações são inevitáveis; mas mesmo com a dor, a revolta, o medo, a sede de justiça, o desejo de liberdade e a repressão cruel atrelados a uma sociedade doente por seus costumes vis, temos ainda amor, solidariedade e esperança.

E é em meio a todos os conflitos que o livro retrata a vida de pessoas diferentes tanto de países, de classes sociais como e costumes como se estivesse tecendo uma enorme colcha de retalhos até bonita de se ver porque apesar das agruras, os bons sentimentos prevalescem.

E é nesse clima de incertezas, esperanças, medo e desejo que cresce um sentimento puro entre Katerina e Dimitri. Katerina, uma menininha de cinco anos que se separa da mãe e acaba nas mãos de uma mulher amorosa, indo para uma terra desconhecida, torna-se uma garotinha forte, destemida e muito positiva. Dimitri, um filho esperado pelos pais por motivos distintos: para a mãe conformada com um casamento sem amor é uma fonte inesgotável de alegria; para o pai, um empresário frio e materialista, só a garantia da perpetuação de seu nome.

E nesse clima, e com tudo contra, o amor acontece de forma doce, lenta, cálida e forte. A descrição da sociedade, a forma que a autora descreve o cotidiano das pessoas e os desdobramentos do nazismo na Grécia e a garra do casal para lutar até o final pela felicidade deles faz desse livro uma doce e linda surpresa.

Recomendo principalmente como lição de vida!

Hasta la vista!

SuzanaPandora

Ficha Técnica

Título: O Fio
Autor(a): Victoria Hislop
Editora: Intrínseca
ISBN: 978-85-8057-298-8
Ano: 2013
Páginas: 365

0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...