sexta-feira, 18 de outubro de 2013

A Menina Que Semeava - É preciso noite para surgir o dia - Lou Aronica





Título: A Menina Que Semeava - É preciso noite para surgir o dia

Autor(a): Lou Aronica

Editora: Novo Conceito

Número de Páginas: 416



Sinopse:



Chris Astor é um homem de seus quarenta e poucos anos que está passando pelo mais difícil trecho de sua vida. Ele tem uma filha, Becky, de 14 anos, que já passou imensas dificuldades até chegar a se tornar uma moça vibrante e alegre, mas que parece que terá que enfrentar mais um grande problema em sua vida. Quando Becky era pequena e teve câncer, Chris e ela inventaram um conto de fadas, uma fantasia infantil que adquiriu vida e tornou-se um terrível, provavelmente fatal, problema. Agora, Chris, Becky e Miea (a jovem rainha da fantasia criada por pai e filha) terão que desvendar um segredo: o segredo de por que seus mundos de fantasia e realidade se juntaram neste momento. O segredo para o propósito disso tudo. O segredo para o futuro. É um segredo que, se descoberto, irá redefinir a mente de todos eles. A menina que semeava é um romance de esforço e esperança, invenção e redescoberta. Ele pode muito bem levá-lo a algum lugar que você nunca imaginou que existisse. Uma fantasia que trabalha assuntos densos como a separação dos pais, oncologia infantil, separação de filha e pai, adolescência. A menina que semeava não é um livro sobre adolescentes comuns. É sobre uma que se deparou prematuramente com a ameaça do fim e teve de tentar aprender a lidar com ele. ”

 



Resenha



Dou nota dez para a imaginação do autor!

Dou essa nota por ele ter conseguido me prender na leitura, até o final do livro, que não é de poucas paginas.

Sou uma romântica incorrigível, então é obvio que gosto de livros, filmes estórias românticas.

Ainda estou pra entender como fui até o fim sem romance, sem beijos, sem amasso, só perspectivas veladas.

Mas a estória é muito boa.

"Sentiu saudades do jeito como ela falava com ele, como a maneira dela de pronunciar a palavra "papai" fazia parecer que tudo ia dar certo. Como ela lhe dera motivos para acreditar que todas as promessas poderiam ser realizadas, todos os obstáculos, superados."

Começa com o corriqueiro, família separada e desgastada por um divorcio com uma filha menor chacoalhando entre os dois.

Muita briga, muita magoa, e a leucemia veio coabitar justamente naquela que fica no meio, aquela que tem duas camas, dois apartamentos, dois carros, dois qualquer coisa, pois a harmonia se foi.



Becky ao se sentir enferma e se submetendo aquele tratamento com efeitos colaterais horríveis, desenvolve em suas longas noites de insônia, juntamente com seu pai que também não dorme.

 Um passatempo alternativo, hiper criativo, que deixa os dois insones, com uma imaginação solta, criando coisas e seres que se encaixam num lugar chamado Tamarisk.

“ Ela encarou o teto e visualizou a expressão triste da rainha. Ela precisava fazer alguma coisa para ajudar Miea e Tamarisk. Eles eram importantes demais para que ela não fizesse tudo o que estava a seu alcance. Ela não poderia perder aquele lugar justamente agora que o havia encontrado. ”

A criação imaginativa desse lugar e algo fantástico, mágico, etéreo.

E pai e filha conseguem se conectar e se “transportar” para esse lugar paradisíaco, criado no auge de um tratamento quimioterápico.

Mas o foco do livro, é que como Tamarisk teve a sua “gestação” quando Becky estava leucêmica e então a flora de Tamarisk também estava adoecendo e necrosando, sem parar apesar de todos os esforços e tratamentos dos botânicos e biólogos locais.



E agora? Como seria resolvido esse impasse? Morreriam os dois?

Mas algo extraordinário sem precedentes aconteceu.

Qualquer coisa que você venha a pensar, não é o que aconteceu. Leia o livro!



 
 

Um comentário :

  1. Oi Lauri,
    Nossa fiquei muito feliz com a sua resenha, até agora somente tinha lido críticas e estava desanimada, mas agora estou melhor para iniciar essa leitura....desejo gostar tanto quanto você.

    Beijokas Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...