comprar-computador

Comprar um computador, conselhos a se ter em conta

Com uma infinidade de marcas, modelos e opções disponíveis no mercado, na hora de escolher e comprar um computador novo, que se encaixa às suas necessidades, pode ser muitas vezes difícil, ainda mais para quem não está tão antenado nesse mundo tecnológico. Felizmente, ainda para os que não têm um conhecimento mais profundo sobre os diversos tipos de computadores, bem como suas finalidades e qualificações, seguindo alguns passos simples é perfeitamente possível encontrar o seu computador ou notebook ideal.
A primeira coisa a se ter em conta é, qual tipo de usuário você é, ou seja, qual será a finalidade principal no seu uso cotidiano. Se for para trabalhos mais simples ou para a edição de textos, por exemplo, a configuração pode ser mais modesta, ter o desempenho suficente para às suas necessidades diárias é o mais importante.
Ter algumas noções e conhecimentos, ainda que básicos, dos componentes de um computador como: memória, armazenamento, sistema operacional, PC de entrada, dentre outros, também fará toda a diferença.

Computador de trabalho ou de lazer?

lazer

Existem computadores com capacidades alta, média e baixa. A primeira está direcionada para usuários mais avançados e professionais; a segunda também está pensada para professionais e usuários avançados, mas com um orçamento mais baixo, nesta categoria estão a maioria dos usuários; e a última seria para usuários ocasionais. Uma vez definida a função que você vai dar ao seu computador, seja para trabalho, lazer, ocasional ou um uso mais avançado, poderá definir quais as características dos acessórios e componentes que deve priorizar na sua escolha.

A importância do processador

O processador é como se fosse o cérebro do computador, será o principal responsável pela potência do mesmo. Por isso é importante escolher um com alto padrão de qualidade. O Core i3 ou o Core i5 funcionam muito bem em máquinas com capacidade intermediária, ideais para o acesso à internet, pesquisas e elaborar documentos. Já o Core i7 é perfeito para jogos e gamers, editar vídeos, arquivos mais complexos e também para softwares mais pesados, com gráficos em 3D.
A unidade de velocidade dos processadores é medida em gigahertz (GHz), dessa forma, quanto mais GHz tiver o seu computador mais rápido será.

Memória RAM e HD

A memória RAM está relacionada com a quantidade de programas abertos simultaneamente, bem como a velocidade em que vão funcionar. Por isso, os computadores para games exigem um volume muito maior dessa memória, por exemplo. A quantidade normal em um computador atualmente é a de 8 GB (Gigabyte), no entanto, se você não é um usuário ocasional a indicação é a de que não compre um computador com menos de 16 GB.
O HD ou disco rígido é o responsável pela capacidade de armazenamento, um HD de 80 GB ou de 160 GB será mais que suficiente para o usuário comum.

Placa de vídeo

comprar-pc

A placa de vídeo é a responsável por gerar as imagens no monitor ou desktop, com sua própria memória RAM, trabalha exclusivamente em 3D. Quanto maior o número de memória, melhor será a sua produtividade. No entanto, tendo em vista o seu elevado valor, é ideal um investimento maior, somente nos casos de pessoas que necessitam muitos tipos de recursos visuais, como por exemplo em um computador utilizado para games, que vai exigir uma placa de vídeo mais delicada. Tente escolher a placa de vídeo mais adequada para as suas necessidades.

Periféricos para o computador

Periféricos são aqueles aparelhos ou dispositivos que são instalados no computador, auxiliando nas suas funções. Podem estar na periferia ou entorno (daí o seu nome), ou ainda dentro da máquina.
Os periféricos de entrada e saída são todos aqueles que permitem a entrada ou a saída de dados. Como exemplos de entrada de dados temos o teclado, o mouse, o scanner, os microfones, etc. Já nos de saída temos o monitor, a impressora, as caixas de som, etc.
Outros periféricos são: fitas magnéticas, caneta óptica, sistemas de vídeo, HD, modem, placas controladoras, dentre tantos outros.