arquitectura-computadora

Programas de arquitetura, quais são os mais úteis?

Os profissionais que estão envolvidos em projetos de arquitetura e construção sabem a importância de terem acesso a softwares que os ajudem nessa árdua tarefa. Com uma ampla variedade de escolha no mercado, o questionamento maior é saber decidir os melhores e os que são mais confiáveis. Além de claro aquele que tem as características que se acoplam aos seus objetivos.
Cada software terá objetivos variados sendo uns melhores para determinados aspectos do que outros. Listaremos abaixo os principais e os que geralmente são mais utilizados e procurados pelos cursos de arquitetura e trabalhadores da área. Com o mercado cada dia mais competitivo não se pode ficar de fora das novas tecnologias, é essencial que esses profissionais conheçam pelo menos um tipo de software de criação e edição de imagem.

Autocad para desenhos em 2D

programas-arquitectura

Um programa da empresa AutoDesk, está voltado para os profissionais da área da engenharia industrial, sua função inicial era para melhorar os desenhos, principalmente nos projetos de peças mecânicas, no entanto, sempre foi muito mais utilizado pelos profissionais da área da construção, justamente pela facilidade de representar os desenhos de arquitetura. Com certeza, é um dos mais antigos e conhecidos no mercado e também o mais utilizado. É muito completo, tendo funções desde mobiliário até detalhes de ambientes, com desenhos fáceis de serem editados.

Archicat, de Graphsisoft SE

Está direcionado aos profissionais de design de interiores e arquitetos e funciona com a tecnologia BIM e CAD. Uma de suas características é que é bem específico para rodar bem e sem problemas, é necessário o seu uso no Windows 10, processador intel Core Duo e 8 GB de memória RAM.
Mais conhecido na Europa, dentre suas vantagens está a riqueza de detalhes dos modelos 3D o que possibilita uma liberdade muito maior na hora de criar projetos. No entanto, é considerado por muitos um pouco complicado para se utilizar.

Revit e suas possibilidades em 3D

BIM

É outro dos programas da empresa AutoDesk, que vem conquistando o seu espaço nos projetos da área da construção civil. Já é considerado um possível substituto do AutoCad por muitos dos seus usuários, isso porque, por ser mais inteligente, permite que os projetos sejam integralmente desenvolvidos nele. O que vai gerar não apenas uma representação, mas sim o protótipo do projeto em questão, com todas as informações e dados necessários, como cálculos e com previsão simplificada das etapas de todo o projeto incluindo seus possíveis erros.

Sketchup, modelagem de projetos em 3D

Assim como o Autocad, é um programa de modelagem 3D, muito popular entre os profissionais da área e estudantes de arquitetura, além de ser um dos mais utilizados no mundo inteiro, dentro da sua categoria. Um programa da empresa Google, que está disponível em duas versões: a PRO (profissional) e a MAKE (versão gratuita).
De uso fácil, possui comandos para criar superfícies tridimensionais, aplicando cor, medida, textura, luz e sombra, dentre outras aplicabilidades. Com a instalação de um plugin chamado V-Ray, é possível passar a modelagem por uma redenrização, tornando-a muito mais realista. Possui ferramentas intuitivas e de uso interdisciplinar, não sendo usada somente pelos profissonais de arquitetura.

Lumion, um dos programas de renderizado mais utilizados

É o mais diferente dentre os acima mencionados, isso porque não cria uma modelagem, o profissional simplesmente importa facilmente o seu projeto (com extensão em formato fbx) de outros programas. Possui uma biblioteca variada, com vários cenários, além de se destacar também por suas funções para inserir objetos, móveis, pessoas e imagens em movimentos. Ainda possibilita a produção de vídeos bem realistas, o que faz toda a diferença na hora da apresentação e uma evolução a se considerar em relação aos seus concorrentes.