Maquina-diferencial-de-Babbage

Como nasceu primeiro computador do mundo?

Talvez, nem mesmo as enciclopédias e o próprio Google servem para nos ajudar a responder algumas das mais simples perguntas. Desse modo, quem inventou o computador pode ser considerado uma delas. Contudo, isso não significa que elas não estão corretas porque se começamos a investigar poderemos encontrar muitas respostas diferentes.

Nesse sentido, para encontrar uma resposta concreta para essa pergunta, somos obrigados a percorrer a história da informática. Em outras palavras, a conhecer a brilhantes mentes e os pioneiros que descobriram e que ainda estão descobrindo todas as capacidades de um computador.

Charles Babbage e o primeiro computador mecânico do mundo

Decerto, antes de Charles Babbage os computadores eram os humanos. Assim se denominavam as pessoas especializadas em cálculos numéricos e que passavam dias realizando operações aritméticas. Ou seja, passavam o dia repetindo várias vezes esse processo, anotando os resultados em tabelas. Em suma, esse trabalho facilitava e permitia que especialistas usassem esses resultados para vários tipos de tarefas, normalmente com finalidade bélica.

Foi então que através da ideia de Gaspard de Prony com a intenção de agilizar o trabalho e evitar erros que Charles Babbege se inspirou. Isto é, ele idealizou uma máquina que pudesse fazer os cálculos para os humanos. Desse modo, considerado o pai da informática, no seu primeiro trabalho criou a máquina diferencial baseada no princípio das substrações infinitas para realizar cálculos matemáticos complexos.

Os irmãos Thomson e o computador analógico

Logo depois das tentativas e bocetos de Babbage, foi a vez do grande físico William Thomson inventar uma máquina capaz de realizar cálculos complexos. Portanto, a sua invenção está considerada como o primeiro computador analógico, compartindo um lugar de destaque com o analisador diferencial.

Porém, seu irmão, James Thomson, também teve uma grande influência construindo um modelo mais avançado e completo. Em outras palavras, o seu modelo era capaz de resolver equações diferenciais por integração utilizando mecanismos de rodas e discos.

Turing e o computador universal

Assim sendo, depois de tantos avanços através de mente engenhosas, as máquinas analógicas já podiam substituir os computadores humanos. Ou seja, elas já eram capazes de realizar algumas tarefas e calculavam cada vez mais rápido, ainda mais quando as suas engrenagens foram substituídas por componentes elétricos.

primeiro computador

Ainda assim, havia um grande problema já que para realizar diferentes cálculos era obrigatório mudar algumas engrenagens ou circuitos. Por essa razão Alan Turing idealizou um computador que resolveria todos os problemas. De certo modo, foi a partir de Turing que o modelo binário se implementou para realizar cálculos, dando origem ao primeiro computador digital.

Zuse e o computador digital

Embora Alan Turing estabeleceu como deveria ser o computador digital deveria ser em teoria, não foi o primeiro a colocá-lo em prática. Apesar de ser reconhecido tardiamente, foi Konrad Zuse quem desenvolveu o primeiro computador digital plenamente funcional. De fato recebeu um reconhecimento tardio porque a sua pesquisa foi financiada pelo regime Nazista.

primeiro computador Zuse

Da mesma maneira que mais tarde os pioneiros do Silicon Valley, Bill Gates e Steve Jobs, Zuse obteve um grande sucesso na criação do Z3. Portanto o primeiro computador digital era eletromecânico e não chegou a receber uma versão eletrônica porque o exército alemão descartou a ideia de financiá-lo porque no momento não era estrategicamente importante.