lightroom cc

Adobe Lightroom CC, uma aposta da Adobe

Como uma grande aposta da Adobe para poder agilizar o processamento de imagens, lightroom surge com uma proposta inovadora. Desde o início do lançamento do produto quando a empresa decidiu dividir um dos seus produtos mais populares, o público-alvo se polarizou em opiniões contrárias. Assim sendo, o emblemático programa de pós-produção para fotógrafo foi divido em dois novos produtos: o novo lightroom CC o lightroom classic CC.

Contudo, a novidade sempre divide a opinião do público e que deixou os usuários se perguntando qual seria o futuro de lightroom. Por essa razão, nesse artigo dissertaremos como funciona o novo Lightroom CC e como ele se encaixa no ecossistema da Adobe, além do que esperar para o futuro dessa plataforma.

O que é o Adobe Lightroom?

Para os novos usuários da plataforma, seria interessante entender qual é o propósito do Adobe Lightroom e porque ele é um programa popular entre os fotógrafos. Neste sentido, Adobe desenvolve um enorme número de ferramentas para pessoas criativas que naturalmente aplicam superposições entre os efeitos.

posprodução lightroom fotografia

Com o intuito de permitir ao usuário uma maior capacidade de processamento de imagens o Adobe Lightroom criou o seu próprio nicho. Em princípio a maioria dos usuários utilizavam o Adobe Bridge para poder organizar e editar para processar as imagens. Entretanto, esse enfoque finalmente tomava muito tempo na hora de processar as imagens. Então surge o Lightroom com ferramentas com ajustes preestabelecidos e de sincronização, permitindo o usuário trabalhar em uma série de fotos de uma única vez.

Uma nova metodologia de empreendimento da Adobe

Com uma indústria bastante fluída e complexa ao mesmo tempo, as empresas de tecnologia precisam estar em constante desenvolvimento. Dessa forma, isso não poderia ser diferente com a Adobe. Assim sendo o programa informático Lightroom recebia atualizações significativas e em cada ano lançava a nova versão do s programas, terminando finalmente na versão 6 que ainda pode ser adquirida.

Porém, agora as novas versões do Lightroom estão disponíveis apenas com uma inscrição mensal. Ou seja, para entender melhor a intenção da empresa em alugar o seu produto em vez de vendê-lo surgiu exatamente com a intenção de frear a pirataria. Não obstante esse não é o único motivo do novo modelo, além do usuário obter sempre um software estável e atualizado para os seus arquivos, também contará com preços previsíveis e acessíveis.

As características mais importantes do Adobe Lightroom CC

Provavelmente uma das características principais dessa nova aposta da empresa Adobe, reside no nome do produto. Em outras palavras, o Lightroom CC está baseado na nuvem. Dessa maneira o usuário que agora está acostumado a trabalhar em diversos dispositivos, necessita de um produto que esteja disponível na internet.

Além disso, outra maravilhosa qualidade do produto é que o Adobe Lightroom CC também está disponível online. Neste sentido, o programa permite editar a sua coleção de imagens sincronizadas desde qualquer navegador web. Em suma, ter a possibilidade de trabalhar online em sua coleção de imagens, proporciona novas formas de armazenamento e desbloqueia fluxos de trabalho baseados na nuvem.

Trabalhar desde um smartfone ou tablet?

Ademais de poder trabalhar na plataforma online da nova versão de um dos melhores programas de pós-produção e armazenamento. Agora também é possível trabalhar desde seu dispositivo móvel. Além do mais a versão para dispositivo móvel permite viver a mesma experiência da versão de escritório.

fotografia lightroom cc

Portanto, trabalhar desde um Tablet também te permitirá editar imagens com a mesma qualidade de trabalhar no computador. Embora Lightroom mobile exista já tivesse ativo há algum tempo, a nova versão Lightroom CC tem um fluxo de trabalho estável com as mesmas funcionalidades do produto para computador. Em suma, também é possível encontrar os mesmos controles, interface e configurações.